Detalhes da Notícia

Detalhes da Notícia

'Se fica todo mundo em casa, trava a economia toda', diz Guedes
18 Março

'Se fica todo mundo em casa, trava a economia toda', diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse há pouco em entrevista no Palácio do Planalto que é difícil encontrar um equilíbrio para as medidas de prevenção ao coronavírus. "Se fica todo mundo em casa, trava a economia toda", disse. "Diminui o risco de contágio, mas tem gente que não vai conseguir comida, pois isso desorganiza a logística e a produção."

Nesse campo, disse ele, o Ministério da Economia age conforme a demanda por medidas. Primeiro, explicou, foram adotadas medidas para proteger os mais vulneráveis e os idosos. Depois, medidas para ajudar o fluxo de caixa das empresas e preservar empregos. Em seguida, melhorar condições de crédito para as empresas, como o diferimento (adiamento) do pagamento de impostos por três meses.

Finalmente, disse, o governo evitou o contingenciamento de R$ 40 bilhões que precisaria ser anunciado esta semana para que fosse cumprida a meta fiscal de 2020. "Ao contrário, suspendemos a meta de resultado primário", disse. Isso abrirá espaço para novas despesas, como o auxílio de R$ 200 aos informais.

Essa suspensão é permitida com a declaração de estado de calamidade. É, porém, algo que ainda depende de decisão do Congresso Nacional. Um pedido do Executivo para declarar calamidade foi encaminhado hoje ao Legislativo.

Hoje Portugal e Chile decretaram estado de emergência, com limitação da circulação de pessoas na rua. Itália, Espanha e China já adotaram políticas semelhantes. No Brasil, todos os parques nacionais foram fechados e o governo de São Paulo recomendou ainda o fechamento dos shopping centers por cerca de um mês.

(Conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor)

 

Fonte: https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2020/03/18/se-fica-todo-mundo-em-casa-trava-a-economia-toda-diz-guedes.ghtml

Por: Lu Aiko Otta, Fabio Murakawa, Matheus Schuch, Edna